“CLICK” EM TECNOLOGIA: UMA EXPERIÊNCIA
MULTILETRADA COM ALUNOS DO ENSINO MÉDIO PÚBLICO

Nome: NÚBIA LYRA ROGERIO
Tipo: Dissertação de mestrado acadêmico
Data de publicação: 04/09/2018
Orientador:

Nomeordem decrescente Papel
LUCIANO NOVAES VIDON Orientador

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
DANIEL DE MELLO FERRAZ Examinador Interno
JANAYNA BERTOLLO COZER CASOTTI Suplente Interno
LUCIANO NOVAES VIDON Orientador
MICHELE FREIRE SCHIFFLER Suplente Externo
VANILDO STIEG Examinador Externo

Resumo: O presente trabalho pretende analisar uma experiência multiletrada, nos termos de Rojo (2009; 2012) e Ferraz (2016), com discentes adolescentes de uma Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio do município de Cariacica, ES, na qual foram produzidos, em aulas de língua portuguesa, vídeos e fotonovelas a partir de temas socialmente relevantes, e dois projetos pedagógicos: “A figura da mulher na sociedade” e “Drogas: hoje você compra o produto. Amanhã, você paga o preço!”. Os dados foram obtidos de forma naturalística (ABAURRE et alii) pela professora-pesquisadora e serão trabalhados de forma discursiva, analisando a rediscursivização (VIDON, 2017) pelos alunos ao transformar um gênero em outro. A análise leva em consideração questões como multimodalidade, multiletramentos, gêneros discursivos, visando, assim, problematizar metodologias tradicionais de ensino de línguas, que parecem resistir a novas práticas linguageiras, como as que ocorrem em contextos digitais, bem como a novas concepções de sujeito, de cultura e de linguagem, para as quais novas realidades sociais apontam (BAUMAN, 2001, 1999, 2007; HALL, 2011). Há um gosto dos alunos por músicas e tecnologias e um convívio com textos de diversas modalidades, mas deslegitimados pelas instâncias ideológicas oficiais, inclusive pela escola. É o caso do “pancadão”, alcunha para alguns funks, que abordam, em geral, acontecimentos, quase sempre violentos, vivenciados por esses sujeitos, e que constituem, de alguma forma, suas identidades enquanto moradores de espaços-tempos (BAKHTIN, 2008; GIDDENS, 2001) marginalizados na sociedade. O objetivo final das análises das produções dos alunos é discutir as apropriações que esses sujeitos fazem desses temas e desses gêneros, tanto as fotonovelas e vídeos, quanto os pancadões, para expressarem suas subjetividades dialogicamente constituídas.
Palavras-chave: multiletramentos, fotonovela, funk, pancadão, ensino de línguas.

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