A formação cidadã em tempos pós-modernos: contribuições de uma sequência didática de escrita colaborativa do hiperconto a partir da visão crítica da teoria dos (multi)letramentos

Nome: GEILSON SILVA COSTA
Tipo: Dissertação de mestrado acadêmico
Data de publicação: 01/03/2018
Orientador:

Nomeordem decrescente Papel
JANAYNA BERTOLLO COZER CASOTTI Orientador

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
ANTÔNIO CARLOS GOMES Suplente Externo
DANIEL DE MELLO FERRAZ Suplente Interno
JANAYNA BERTOLLO COZER CASOTTI Orientador
MICHELE FREIRE SCHIFFLER Examinador Interno
SANDRO LUÍS DA SILVA Examinador Externo

Resumo: RESUMO
A narrativa do sistema capitalista e a alienação sobre os problemas sociais difundidos pelos meios de comunicação na pós-modernidade têm contribuído para o pensamento não-crítico e, consequentemente, para o conformismo diminuindo o espaço de diálogo. Além disso, novos textos e formas de produzir sentidos têm se proliferado com o avanço das novas tecnologias e, assim, vêm se constituindo um desafio para a escola. Entende-se a educação como mecanismo de resistência à massificação e acredita-se que a linguagem, como forma primeira de interação, possa tornar possível a reflexão crítica e a amenização dos conflitos, mas, para isso, o ensino precisaria se aproximar da realidade do aluno. O presente trabalho visa investigar o ensino de texto em situações reais do contexto social e verificar suas contribuições tanto para o aspecto da escrita como para a criação de ambiente de debate para o exercício da cidadania. Como fundamentação teórica, abordam-se os efeitos da globalização e a identidade do sujeito pós-moderno, sob o olhar de Bauman (2005), Giddens (1991) e Hall (2006); a escola como espaço crítico e democrático, com Perrenoud (2005), Giroux (1997) e Bittar (2008); traça-se o histórico do hipertexto e suas vantagens para o ensino, a partir de Xavier (2010; 2013), Gomes (2011), Lévy (1993; 1996), Santaella (2004), Marcuschi (2001), Leffa e Castro (2008) e Silva (2016) e propõe-se a criação de uma sequência didática para o ensino de hipercontos, de forma colaborativa, a partir do modelo de Dolz, Noverraz & Schneuwly (2004), Pinheiro (2011) e Behrens (2000), aliados aos princípios crítico-ideológicos dos (multi)letramentos, de acordo com Matêncio (2012), Kleiman (1995; 2007), Street (2003; 2012; 2014), Janks (2016), Kalantzis e Cope (2012) e Grupo Nova Londres (2000). A metodologia utilizada será a da pesquisa-ação em uma turma de terceiro ano de ensino médio do IFES Campus Itapina através do desenvolvimento da sequência didática que permitirá que os alunos discutam o tema intolerância em sala de aula, produzam o hiperconto e o leve à apreciação da comunidade de dentro e fora da escola. Os dados serão coletados através dos textos orais produzidos pelos alunos durante o debate, os questionários de análise de imagens e vídeos sobre os discursos da mídia e de avaliação do projeto e as produções textuais escritas resultantes da escrita colaborativa. Espera-se que essa perspectiva de ensino possa proporcionar, além da aprendizagem do gênero escrito, a oportunidade de o aluno de vivenciar a prática dos multiletramentos, a
possibilidade de trabalhar de forma colaborativa e abrir espaço para a formação crítico-cidadã voltada ao respeito às diferenças.
Palavras-chave: Hiperconto. Identidade. Multiletramentos. Formação cidadã.

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