A produção de texto na “Era Enem”: subjetividade e autoria no contexto político-pedagógico brasileiro contemporâneo

Nome: GUILHERME BRAMBILA MANSO
Tipo: Dissertação de mestrado acadêmico
Data de publicação: 08/12/2017
Orientador:

Nomeordem decrescente Papel
LUCIANO NOVAES VIDON Orientador

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
JANAYNA BERTOLLO COZER CASOTTI Examinador Interno
LUCIANO NOVAES VIDON Orientador
MICHELE FREIRE SCHIFFLER Examinador Externo
ROBERTO PEROBELLI DE OLIVEIRA Suplente Interno
SANDRA MARA MORAES LIMA Suplente Externo

Resumo: RESUMO
Este trabalho traz resultados obtidos em pesquisa em nível de mestrado a respeito do lugar da subjetividade e da autoria na produção de textos no contexto da prova de redação do Enem, debatendo, concomitantemente, as perspectivas institucionais a respeito da linguagem e da produção de textos na contemporaneidade. Para tal, a pesquisa conta com uma análise documental da Base Nacional Comum Curricular (doravante BNCC), especificamente no que diz respeito à visão institucional sobre a linguagem no Ensino Médio e suas perspectivas curriculares para com essa esfera. Em diálogo com essa análise, o trabalho também conta com um estudo acerca da subjetividade e autoria em redações que obtiveram nota 1000 no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), a fim de se averiguar que autores são, de fato, vistos como modelos para o Enem, que é uma realidade do Ensino Médio brasileiro, e se esse panorama é passível de problematização. Ainda, o trabalho traz a proposta de colocar as proposições da BNCC em diálogo com os resultados obtidos do estudo das redações nota 1000, com vistas a discutir de que formas a prática textual tem se dado na contemporaneidade. Dessa forma, o trabalho guia-se pelos estudos em políticas linguísticas (RIBEIRO DA SILVA, 2013; AFONSO, 1998), que muito contribuem para a análise da BNCC; e pelas perspectivas de autoria de Bakhtin (1992 [2011]), Barthes (1984) e Foucault (1969), e de identidade, de Hall (1998), para a análise das redações nota 1000. Além disso, o trabalho é constantemente atravessado por vozes de demais autores que se engajam nas discussões em Linguística Aplicada (STREET, 1984; KLEIMAN, 2007; ROJO, 2009; VIDON, 2016; MENDES, 2013; et ali). Este estudo tem metodologia qualitativa, de base indiciária (GINZBURG, 1986), em que os resultados são observados em plano dialógico como componentes que instiguem constantemente novas problematizações.
PALAVRAS-CHAVE: Enem. BNCC. Produção de Textos. Subjetividade. Autoria.

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