Abordagem Híbrida na Formação Inicial de Professores de Inglês: Integrando As Novas Tecnologias

Nome: ANA RACHEL MACÊDO MENDES
Tipo: Dissertação de mestrado acadêmico
Data de publicação: 04/12/2017
Orientador:

Nomeordem decrescente Papel
KYRIA REBECA NEIVA DE LIMA FINARDI Orientador

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
DANIEL DE MELLO FERRAZ Examinador Interno
JANAÍNA DA SILVA CARDOSO Suplente Externo
JANAYNA BERTOLLO COZER CASOTTI Suplente Interno
KYRIA REBECA NEIVA DE LIMA FINARDI Orientador
VERA LÚCIA MENEZES DE OLIVEIRA PAIVA Examinador Externo

Resumo: As Novas Tecnologias da Informação e Comunicação (NTIC) são parte constituinte da sociedade atual
e têm provocado alterações sociais e epistemológicas. Apesar de alguns professores incluírem as NTIC
em sua prática, em sua maioria o fazem apenas de forma periférica e muitos ainda mostram resistência
na incorporação, não somente dos recursos digitais, mas, principalmente, dos novos conceitos e
valores educacionais promovidos pela era digital. Essa resistência pode resultar da falta de
incorporação crítica das NTIC e de discussões a respeito de seu papel no processo de aprendizagem
nos cursos de formação inicial dos professores e, ainda, da escassez ou inadequação dos recursos
digitais tidos como necessários para que essa inserção aconteça de fato. Uma alternativa para favorecer
a integração das NTIC nesse contexto é o uso de abordagens híbridas que combinam o ensino
presencial com o ensino on-line. Esta pesquisa teve como objetivo refletir sobre as possibilidades e
limitações do uso de uma abordagem híbrida na formação de professores de inglês. Com esse fim, uma
pesquisa-ação foi realizada em uma turma de Estágio Supervisionado de Letras Inglês de uma
universidade federal do sudeste. A análise quantitativa e qualitativa se debruçou sobre dados
coletados através das interações registradas no ambiente on-line, questionários aplicados aos
professores em pré-serviço participantes e depoimentos dos professores colaboradores desta pesquisa.
De maneira geral, os dados mostram que apesar do baixo nível de engajamento nas atividades de
aprendizagem colaborativa no ambiente on-line, foi possível observar a promoção de uma reflexão
crítica sobre a integração das NTIC no ensino de inglês com a implementação de uma abordagem
híbrida. A análise mostrou que os modos de pensar e as posturas dos professores em pré-serviço em
relação à educação, como por exemplo, o valor educacional dado ao ambiente on-line -
especificamente ao Facebook - e às práticas propostas neste ambiente, assim como a preparação dos
professores formadores para oferecerem opções de aprendizagem variadas e inovadoras, podem
determinar o impacto da abordagem híbrida na formação docente do professor de inglês. Conclui-se
que a implementação de uma abordagem híbrida pode proporcionar aos professores em pré-serviço
novas experiências educacionais que poderão favorecer uma formação reflexiva do professor em
relação às NTIC na prática docente e discente.

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