ABORDAGENS HÍBRIDA E CLIL INVERTIDA: TENSÕES E DIÁLOGOS
ENTRE ENSINO E EDUCAÇÃO LINGUÍSTICA

Nome: SEBASTIÃO LIMA
Tipo: Dissertação de mestrado acadêmico
Data de publicação: 04/12/2017
Orientador:

Nomeordem decrescente Papel
KYRIA REBECA NEIVA DE LIMA FINARDI Orientador

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
DANIEL DE MELLO FERRAZ Examinador Interno
JANAYNA BERTOLLO COZER CASOTTI Suplente Interno
KYRIA REBECA NEIVA DE LIMA FINARDI Orientador
ROGÉRIO CASANOVAS TILIO Suplente Externo
VERA LÚCIA MENEZES DE OLIVEIRA PAIVA Examinador Externo

Resumo: Esta pesquisa objetiva refletir sobre as potencialidades e limitações da
abordagem híbrida na educação linguística por meio de conteúdos diversos
(CLIL), no formato invertido.O estudo está ancorado em uma perspectiva pósestruturalista,
conjugando as dimensões instrumentais e formativas do
processo de ensino/aprendizado linguísticos a partir da premissa de que o
ensino de línguas adicionais/estrangeiras (L2) deve conciliar os aspectos
formais da língua com o desenvolvimento de uma educação crítica. O suporte
teórico inclui a revisão de abordagens híbridas em geral e da abordagem CLIL
Invertida em particular; da metodologia de ensino webquest e dos princípios da
educação linguística para o ensino/aprendizado de inglês como L2. A pergunta
de pesquisa que guia este estudo é: De que modo as abordagens híbrida e
CLIL Invertida, concretizadas por meio de webquests, podem favorecer o
desenvolvimento da educação linguística? A metodologia de pesquisa é de
cunho misto e também se insere na perspectiva da metodologia de
desenvolvimento. Os dados provêm de um questionário aplicado a professores
em formação, alunos da disciplina de Estágio Supervisionado I, de uma
universidade federal do sudeste e quatro webquests produzidas pelos
professores em formação durante essa disciplina. A análise objetivou verificar o
potencial da metodologia webquest para a implementação das abordagens
híbrida e CLIL Invertida, e de que modo essas abordagens podem favorecer o
desenvolvimento da educação linguística. De forma geral, os resultados
demonstram a preferência dos professores em formação pelo formato
tradicional de aulas presenciais e a prevalência do ensino de formas
linguísticas em detrimento da problematização de temas de interesse social,
ainda que possamos observar um certo grau de criticidade em relação às
concepções simplistas desses temas encontradas nos Parâmetros Curriculares
Nacionais. Concluímos que a abordagem híbrida e a CLIL Invertida,
concretizadas nas webquests analisadas, proporcionam parcialmente o
desenvolvimento de uma educação linguística.
Palavras-chave: Abordagem Híbrida. CLIL Invertida. Webquest.Educação
Linguística. Ensino de L2.

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