O Discurso Publicitário Midiático da Itaipava: As Cenografias, a Mulher e a Cerveja em Consumo.

Nome: Joyce Leite Marinho
Tipo: Dissertação de mestrado acadêmico
Data de publicação: 10/03/2017
Orientador:

Nomeordem decrescente Papel
Jarbas Vargas Nascimento Orientador

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
Adriana Recla Examinador Externo
Jarbas Vargas Nascimento Orientador
Luiz Antonio Ferreira Suplente Externo
Mário Acrisio Alves Junior Suplente Interno
Micheline Mattedi Tomazi Examinador Interno

Resumo: Nos últimos anos, percebemos, na mídia, a presença constante e explícita de estratégias discursivas apelativas e de exploração da sensualidade da mulher nas campanhas de publicidade de diferentes marcas de cerveja. A pesquisa com publicidades de cerveja é recorrente, porém a cerveja Itaipava ganhou visibilidade no mercado em 2015 e, por isso, pesquisas com esse corpus são recentes. Nossa pesquisa tem como objetivo examinar, em discursos publicitários da cerveja Itaipava, veiculados na mídia, a função dos interdiscursos, as cenografias, o papel dos mecanismos verbo-visuais e a imagem da mulher como objeto de consumo. Para fundamentar a pesquisa, servimo-nos da Análise do Discurso, em sua perspectiva enunciativo-discursiva, conforme Dominique Maingueneau (2008a, 2008b, 2010, 2013, 2015), privilegiando as categorias de interdiscurso, gênero de discurso e cenas de enunciação. Para Maingueneau, o discurso publicitário não apresenta uma cenografia fixa, organiza-se em função da interdiscursividade e está marcado por uma enunciação midiática que se organiza por práticas verbais e não verbais. O corpus da pesquisa é dividido em três grupos, cada um composto por sete discursos publicitários midiáticos da cerveja Itaipava. Esses discursos se justificam não só por sua organização interna, mas também pela forma como apelam para a estação do ano, o Verão, personalizado na modelo. A análise revelou-nos um discurso marcado pelo sensualismo e uma imagem de enunciador, preocupado em ressaltar o corpo e a sensualidade da mulher, ao mesmo tempo em que, por meio de estratégias discursivas e com diferentes cenografias produz efeitos de sentido manipuladores, visando impulsionar o consumo da bebida e da mulher.
Palavras-chave: Análise do Discurso. Interdiscurso. Cenografia. Cerveja Itaipava.

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