Estudos Culturais, Línguas e Diversidade

Código: PGEL-4009
Curso: Doutorado em Estudos Linguísticos
Créditos: 4
Carga horária: 60
Ementa: Estudos e discussões sobre três conceitos-chave da sociedade contemporânea: línguas, culturas e diversidade. Diversidade cultural numa perspectiva globalizada. A dimensão inter, multi, e (trans)cultural no ensino e aprendizagem de línguas. Investigações sobre os aspectos culturais na linguagem, as construções de significados e identidades, as relações de poder. Relações dos três conceitos com a educação crítica de línguas (maternas e estrangeiras) e a filosofia da linguagem.
Bibliografia: BHABHA, H. Introduction: locations of culture. In: BHABHA, H. The location of culture. London and New York: Rouledge, 2003. BRYDON, D.; MENEZES DE SOUZA, L. M. T.; MONTE MÓR, W. Developing New Literacies in Cross-Cultural Contexts: Future directions for teaching English in Brazilian and Global contexts. In: MONTEIRO, C.M. et al. Diálogo nas Américas Brasil/Canadá: culturas e literaturas. Rio de Janeiro: Caetés, 2010. CERVETTI, G.; PARDALES, M. J. & DAMICO, J. S. A Tale of Differences: comparing the traditions, perspectives and educational goals of critical reading and critical literacy. In: Reading Online. Artigo Online, 2001. Disponível em: <www.readingonline.org/articles/cervetti>. Acesso em 2008. EAGLETON, T. A ideia de cultura. São Paulo: Editora UNESP, 2005. FERRAZ, D. M. Language and culture fostering Peace: the contributions of critical education. Revista de Humanidades, Tecnologia e Cultura, São Paulo, v. 3, n. 1, 2013. GARCIA-CONCLINI, N. Culturas Híbridas, poderes oblíquos. In: GARCIA-CANCLINI, N. Culturas Híbridas. São Paulo: Edusp, 2013. KRAMSCH, C. Language and Culture. Oxford: Oxford University Press, 2009. ______. Language and Culture. In SIMPSON, J. (Org.). The Routledge handbook of Applied Linguistics. New York and London: Routledge, 2011. MENEZES DE SOUZA, L. M. T. M. Cultura, Língua e emergência dialógica. Letras & Letras, Uberlândia, v. 26, 2010. ______. Engaging the global by resituationg the local: (Dis)locating the Literate Global Subject and His View from NoWHERE. In: ANDREOTI, V.O.; MENEZES DE SOUZA, L.M.T. Postcolonial Perspectives on Global Citizen Education. New York: Routledge, 2012. PENNYCOOK, A. Critical and Alternative Directions in Applied Linguistics. Australian Review of Applied Linguistics, Monash University Press, v. 33, n. 2, 2010. ROCHA, C. H. Plurilingualism and Critical Literacies in the teaching of English in Higher education. US China Foreign Language, v. 11, n. 11, 2014. SANTOS, J. L. O que é cultura. São Paulo: Editora Brasiliense, 2007. SAID. E. W. O choque da ignorância. In: Cultura e Política: São Paulo: Boitempo Editorial, 2003. ______. Problemas do Neoliberalismo. In: Cultura e Política: São Paulo: Boitempo Editorial, 2003.

Transparência Pública
Acesso à informação

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras, Vitória - ES | CEP 29075-910