Abordagens de Ensino de Língua Estrangeira

Código: PGEL-2011
Curso: Mestrado em Estudos Linguísticos
Créditos: 4
Carga horária: 60
Ementa: Estudo das principais abordagens de ensino e das competências do professor de Língua Estrangeira numa perspectiva contemporânea e num mundo globalizado.
Bibliografia: ALMEIDA FILHO, J.C.P (Org). Competências de aprendizes e professores de línguas. Campinas: Pontes Editores, 2014.
________: Linguística Aplicada, ensino de línguas, comunicação .Campinas: Pontes Editores, 2009.
BRASIL, 2006. Orientações curriculares para o ensino médio: linguagens, códigos e suas tecnologias – conhecimentos de línguas estrangeiras. Brasília: Ministério da Educação / Secretaria de Educação Básica, 2006. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/book_volume_01_internet.pdf . Acesso em 2/02/15.
BRASIL. Parâmetros curriculares nacionais para o ensino médio: linguagens, códigos e suas tecnologias. Brasília: MEC/SEMTEC, 2000. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/14_24.pdf . Acesso em: 02 fev. 2015.
BORGES, E.F.V.; PAIVA, V.L.M.O. Por uma abordagem complexa do ensino de línguas. Linguagem e Ensino: Pelotas, v. 14, n. 2, p. 337-356, jul./dez, 2011.
DUBOC, A. P. Redesenhando currículos de língua inglesa em tempos globais. In: Revista Brasileira de Linguística Aplicada (Impresso), v. 11, p. 727-745, 2011.
ELLIS, R. Task-based language teaching: sorting out the misunderstandings. International journal of applied linguistics, v. 19, n. 3, p. 221.246, 2009.
KALANTZIS, M.; COPE, B, M. Multiliteracies: literacy learning and the design of social futures. London: Routledge, 2000.
KUMARAVADIVELU, B. Understanding language teaching: from method to postmethod. Mahwah, New Jersey: Lawrence Erlbaum Associates, 2006.
______.Beyond methods: Macrostrategies for language teaching. New Haven: Yale University Press, 2003.
LEFFA, V. J. Ensino de línguas: passado, presente e futuro. Revista de Estudos da Linguagem, Belo Horizonte, v.20, n.2, p. 389-411, 2012.
MATTOS, A. M. A.; VALERIO, K. Letramento critico e ensino comunicativo: lacunas e interseções. In: RBLA, v. 10, n.1, p. 135-158. Belo Horizonte: RBLA, 2010.
RICHARDS, J. C. Communicative language teaching today. N.Y: Cambridge University Press.
SPADA, N.; TOMITA Y. Interactions between type of instruction and type of language teaching: A Meta-Analysis. Language learning, 60:2, p. 263-308, 2010.

Transparência Pública
Acesso à informação

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras, Vitória - ES | CEP 29075-910