Ensino-Aprendizagem de Português como Segunda Língua e Língua Estrangeira

Código: PGEL-2003
Curso: Mestrado em Estudos Linguísticos
Créditos: 4
Carga horária: 60
Ementa: Uma visão crítica e profunda dos princípios subjacentes à aquisição e aprendizagem de segunda língua e de LE englobando as principais teorias de aquisição e as características da interlíngua. Análise crítica dos fatores internos e externos ao processo. Implicações para o ensino e pesquisa de português como língua estrangeira. Especificidades do ensino e aprendizagem de português como segunda língua e/ou língua estrangeira com implicações para procedimentos metodológicos.
Bibliografia: ALMEIDA FILHO, J. C. P. Fundamentos de Abordagem e Formação no Ensino de PLE e Outras Línguas. Campinas: Pontes, 2011.
______.; CUNHA, M. J. Projetos iniciais em português para falantes de outras línguas. Campinas: Pontes, 2007.
DA SILVA, A. M. Ensino de Português Língua Estrangeira (PLE) por meio de filme: considerações sobre o ‘Portfólio Europeu para Línguas (CEFLs)’. Revista Littera, 1 (1), p. 21-133, 2010.
DEL RÉ, A. (Org.). Aquisição da linguagem: uma abordagem psicolinguística. São Paulo: Contexto, 2006.
HUBACK, A. P. O exame do Celpe-Bras e os materiais didáticos. Revista (Con)textos Linguísticos, Vitória, v.6, n.7, p. 31-46, 2012.
JÚDICE, N. P. M. O ensino da língua e da cultura do Brasil para estrangeiros: pesquisas e ações. Niterói: Intertexto, 2005.
______.; DELL'ISOLA, R. L. P. (Orgs.). Português-Língua Estrangeira: novos diálogos. 1. ed. Niterói: Intertexto, 2009.
______. Ensino de português a grupos específicos de aprendizes estrangeiros: uma proposta. Palavras, Lisboa, v. 41, p. 41-57, 2012.
______. Do texto do aprendiz aos testes de proficiência em PLE: avaliação e interlocução. Cadernos do Centro de Línguas, v. 4, p. 11-21, 2013.
MEYER, R. M. de B.; ALBUQUERQUE, A. (Orgs.). Português para estrangeiros: questões interculturais. 1. ed. Rio de Janeiro: Editora PUC-Rio, 2013.
MENDES, E. (Org.). Diálogos interculturais: ensino e formação em Português Línguas Estrangeira. Campinas: Pontes, 2011.
______.; CUNHA, J. C. (Orgs.). Práticas em sala de aula de línguas: diálogos necessários entre teorias e ações situadas. Campinas: Pontes, 2012.
OSÓRIO, P.; MEYER, R. M. (Org.). Português Língua Segunda e Língua Estrangeira: da(s) teoria(s) à(s) prática(s). Lisboa: Lidel, 2008.
PEREIRA, A. L.; GOTTHEIM, L. (Orgs.). Materiais didáticos para o ensino de língua estrangeira: processos de criação e contextos de uso. 1. ed. Campinas: Mercado de Letras, 2013.
ROTTAVA, L. e DA SILVA, A. M. A interação em ambiente eletrônico no ensino de português língua estrangeira adicional: a otimização da aprendizagem de iniciantes. Revista Horizontes de Linguística Aplicada, 11 (1), p. 159-188, 2012.
SANTOS, P.; ALVAREZ, M. L. O. (Orgs.). Língua e cultura no contexto de português língua estrangeira. Campinas: Pontes, 2010.
SCHEYRL, D.; SIQUEIRA, S. Materiais didáticos para o ensino de línguas na contemporaneidade: contestações e proposições. Salvador: EDUFBA, 2012.
SILVA, K. A.; SANTOS, D. T. (Orgs.). Português como língua (inter)nacional: faces e interfaces. Campinas: Pontes, 2013.
TOSATTI, N. M. Gêneros textuais e livros didáticos de português para estrangeiros: parceiros no processo de aprendizagem de uma LE. In: DIAS, R.; DELL’ISOLA, R. L. P. (Orgs.). Gêneros textuais: teoria e prática de ensino em LE. Campinas: Mercado das Letras, 2012. p. 175-204.
WIEDEMANN, L; SCARAMUCCI, M.V.R. (Orgs.) Português para falantes de espanhol: ensino e aquisição. São Paulo: Pontes, 2008.

Transparência Pública
Acesso à informação

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras, Vitória - ES | CEP 29075-910